Mistério e poder são os pilares do anime

Texto com spoiler do primeiro e segundo episódios

ACCA: 13 merece sua atenção por seu ritmo e tema diferentes. No meio de uma enxurrada de meninas fofas dos animes que estrearam agora, ele propõe um ritmo mais lento para o desenvolvimento da trama e muito mistério.

Adaptação do mangá de Natsume Ono, a história acontece no reino de Dowa que, dividido em 13 Estados, tem a ACCA como única agência reguladora. O personagem principal é Jean Otus, rapaz frio e calculista, responsável pela inspeção das operações realizadas pelos escritórios ACCA espalhados pelo Império.

O protagonista Jean Otus

O protagonista Jean Otus

Por tentar ser didático demais, O anime patina no primeiro episódio explicando a divisão do reino e como a ACCA funciona. Isso poderia estar mais bem diluído no decorrer da história, enquanto Otus viaja ao interior do Império para uma inspeção de rotina, no entanto, o roteiro prefere pegar você pela mão e apresentar quase um vídeo de orientação.

Ainda bem, o anime faz diferente enquanto desenvolve os personagens, e nisso está o grande mistério até aqui. Em dois episódios, é impossível saber quais são as intenções de Jean Otus ou de seu amigo Niino. Não há um herói ou vilão, mas sim um jogo de xadrez no império controlado pela ACCA.

Niino (à esq.) e Jean

Niino (à esq.) e Jean

Em um momento do segundo capítulo, Groshular, um dos cinco diretores da organização responsável por Dowa, afirma que Otus está envolvido em um golpe de estado. Niino, colega de Jean e agente secreto, é escolhido para investigar o caso e descobrir mais sobre o suposto golpe.

Groshular (o primeiro à esq) e os outros quatro diretores da ACCA

Groshular (o primeiro à esq) e os outros quatro diretores da ACCA

A animação é do estúdio Madhouse, o mesmo de Death Note, One Punch Man e HunterXHunter, entre outros. O traço e as cores sóbrias conversam com o tema proposto. Existem com poucos momentos exagerados e coloridos. O padrão Madhouse foi mantido nos dois primeiros capítulos.

Apoiado em dois enigmas – as intenções reais de Otus e a índole de cada personagem, ACCA: 13-ku Kansatsu-ka desponta como o anime de mistério da temporada.

Leia mais sobre Anime.