O episódio oito de Agents of SHIELD, Many Heads, One Tale é rápido, une algumas tramas deste terceiro ano e, o mais importante, apresenta uma nova origem para a Hidra no Universo Cinematográfico da Marvel.

A revisão de como a Hidra foi montada – não na Segunda Guerra Mundial, mas muitos séculos antes, com a exploração do monolito Kree, oferece o gancho para que a série junte as agendas de Jemma e Fitz com Coulson, Gideon, Ward e Rosalind. Inumanos e Hidra, na TV, estão muito próximos.

ancient-hydra-AOS-308-ced

Fitz descobre os símbolos antigos da Hidra e relação com operação espacial de Will

Corajosa, a alteração da eterna organização inimiga da SHIELD mexe também com os filmes e pode se provar desnecessária. O seriado é dinâmica ainda com várias tramas, e a origem contada em Capitão América: O Primeiro Vingador estava próxima dos quadrinhos. Mudar assim, neste momento, não é uma decisão pequena e pode também servir para dar peso ao filme dos Inumanos, agendado para 2018.

Seguindo o ritmo de nos dar repostas rápidas, a série mostrou na última semana que Gideon faz mesmo parte do lado negro da força. Ele comanda a Unidade Avançada de Contenção de Ameaças para criar um exército de Inumanos que, segundo uma lenda, deverá ter como líder um ser destinado a governar a Terra. Esse comandante pode ser aquela entidade que governa (?) o planeta onde Jemma e Will se encontraram.

No meio de todo esse movimento para criar um final bombástico estão Coulson e Rosalind. O Diretor da SHIELD estava se fazendo do bobo para tentar descobrir a quem Rosalind é leal. Sem poder escapar, ela afirma ter sido manipulada por Gideon. Eu não compro esse papo, e você?

A mudança de postura de Coulson é um alívio. Suas atitudes quando perto de Rosalind não batiam com o personagem construído por tanto tempo, por todos aqueles traumas e obstáculos.

Acompanharam essa subida na escala da série, Ward, cada vez mais vilão – derrubou um avião nesse episódio – e

Fitz e Simmons se beijam, mas o cientista afirma que eles são "amaldiçoados"

Fitz e Simmons se beijam, mas o cientista afirma que eles são “amaldiçoados”

Garner, que parece ter aceitado se unir ao lado negro com Gideon.

Faltando apenas dois capítulos para o final de meio de temporada, Agents of SHIELD rapidamente posicionou luz e trevas no tabuleiro. O confronto promete algumas viradas na trama e surpresas. Vamos aproveitar porque depois uma pausa de três meses vai nos separar do restante dos episódios.

Por enquanto, a lado negativo da temporada é a maneira como foi mostrado o boom de Inumanos. Todos sabemos que o fenômeno aconteceu, no mínimo, em escala nacional, mas a série, talvez por uma questão de orçamento / estrutura, fez um retrato pequeno de um acontecimento importante e gigantesco.

O próximo episódio da série, Clousure, será exibido no dia 01/12/2015.