Telltale precisa evoluir ou admitir que nem toda proposta se encaixa em seu formato

Texto com spoilers do episódio 4, Guardião de Gotham, e 5, Cidade de Luz.

Os episódios 4 e 5 de Batman: The Telltale Series mudam o foco da trama apresentada nos três capítulos anteriores e, também por isso, comprometem a impressão geral da primeira temporada do game do Homem Morcego.

O grande diferencial da abordagem da Telltale para o universo do Cavaleiro das Trevas foi a corajosa mudança no caráter de Thomas Wayne e as consequências disso no herói do presente. As escolhas difíceis pelo envolvimento de Bruce com a campanha política de Harvey Dent também foram elementos inteligentes, pois faziam refletir na tentativa de separar o modo operante do empresário Wayne e do Morcego.

Tudo isso, infelizmente, foi abandonado nos últimos dois episódios, transformando a aventura em um repetitivo combate com vilões apresentados: Pinguim, Duas Caras e Lady Arkham. Com exceção de algumas boas cenas de luta, as escolhas se tornam óbvias e o sistema adotado pela Telltale vira quase um sonífero, arrastando a história até sua conclusão.

Qual a razão de não apresentar mais desse Thomas Wayne corrupto?  O que fez o Batman parar de investigar as motivações dos pais na aliança com Falcone e para os experimentos realizados contra pacientes do Asilo Arkham? Após ser enganado e preso no famoso Asilo de Gotham no início do episódio 4, O Guardião de Gotham, pouco ouvimos falar de Thomas e Marta. Bruce apenas aceitou que os pais, antes quase imaculados, eram monstros?

Lady Arkham é a principal vilã da primeira temporada do jogo

Lady Arkham é a principal vilã da primeira temporada do jogo

Essas perguntas ficam sem resposta, pelo menos nessa primeira temporada de Batman: The Telltale Series. Em vez disso, algumas escolhas fáceis acompanhadas por falhas, como travamentos – ocorreram 3 enquanto jogava – e legendas hora em português, hora em inglês, se apresentam como as maiores ameaças ao Batman.

O ponto alto do capítulo final, Cidade de Luz, é o retorno do Homem Morcego ao Asilo Arkham, pouco antes do último confronto. Para continuar no encalço da Lady Arkham, devemos traçar a estratégia que o Cavaleiro das Trevas vai utilizar contra vários criminosos do Asilo. O objetivo é ligar o oponente ao objeto que será usado para neutralizá-lo. A diferença nessa parte é o medidor de tempo na parte inferior da tela, oferecendo um desafio inédito na série até então.

O embate derradeiro entre Batman e Lady Arkham é bom pelo menos motivo descrito acima. O obstáculo é maior. Há menor tempo para apertar botões e direcionais, o que faz pensar qual é o motivo para toda a primeira temporada não ter apresentado desafios, pelo menos, desse nível.

A trama corajosa revelada nos três primeiros episódios salva Batman: The Telltale Series de ser um dos maiores fiascos de 2016.  A mecânica responsável por consagrar a Telltale em The Walking Dead está desgastada. Está na hora da empresa evoluir ou admitir que nem todas as propostas se encaixam em seu formato.