O episódio da semana passada de Erased (Boku dake ga Inai Machi) acelerou o ritmo da história e começou a nos mostrar o clássico embate do bem contra o mal em primeiro plano. Terminado o maior arco do anime, com Fujinuma salvando todos os amigos antes sequestrados e mortos, faltava revelar a identidade do vilão.

As três crianças salvas com as mudanças realizadas por Fujinuma

As três crianças salvas com as mudanças realizadas por Fujinuma

O adversário do nosso herói viajante do tempo, no final, é o mais óbvio entre os pretendentes e, por isso mesmo, surpreende. Tantas pistas indicavam o professor Yashiro como antagonista que uma virada no desfecho parecia questão de tempo. Eu me perguntava: Os roteiristas estão querendo nos fazer acreditar que é Yashiro para chocar no final! Era só impressão.

Recursos visuais reforçam bem o momento da revelação. O carro entra em um túnel escuro segundos antes do assassino revelar-se. Fujinuma se desespera e a tela “quebra” como se a rachadura fosse no espaço-tempo. Poucas coisas poderiam afetar mais o futuro do que o embate corpo a corpo com o criminoso.

O problema foi a soberba que tomou conta do protagonista. Ele acreditava que já havia vencido. O “vazio em seu coração”, finalmente, estava preenchido. Como resultado, caiu em uma armadilha talvez fatal.

erased_review_episodio10_1_CeD

Yashiro diz que é o assassino para Fujinuma

Yashiro também precisa ocupar o “vazio do coração”, frase dita por ele mesmo aos alunos na formatura da escola. Infelizmente, para isso ele sente-se obrigado a praticar o mal. O antagonista e o herói não poderiam ser mais diferentes.

Não acho que Fujinuma vai morrer, apesar do carro afundando no rio gelado mostrar o contrário. Dificilmente viemos até aqui para um final trágico. A saída mais fácil, e ruim, é usar a tese de que é impossível mudar o futuro e, por isso, colocar o protagonista no ponto de partida da trama. Mas também acredito pouco nessa possibilidade. Se fosse apostar, diria que alguém salvará o nosso herói.

Independente do desfecho escolhido, faltam apenas dois episódios para o fim de Erased, e eu já sinto falta deste ótimo anime.

Episódio que revela a identidade do assassino é rápido e emocionante. Depois de terminar o arco dos sequestros e mostrar quem é o vilão, o anime ainda tem um arco forte para os dois último capítulos.